Sonic x Shadow Generations é um jogo duplo, do qual nos traz o Remaster de Sonic Generations para os consoles atuais, e também nos traz Shadow Generations, uma aventura totalmente inédita com Shadow, o ouriço anti-herói. Nesta análise, iremos discutir sobre esta nova aventura: Shadow Generations.
A história de Shadow Generations acontece ao mesmo tempo de Sonic Generations. E tal aventura leva Shadow até a Colônia Espacial ARK, onde ele parte para investigar assinaturas de energia estranhas que foram detectadas pela G.U.N., uma organização especial do governo. E durante tal investigação, Shadow reencontra Doom’s Eye, uma Estrela do mar Alien da qual possui legações com Black Doom, um inimigo do qual anteriormente ele derrotou, mais precisamente em Shadow The Hedgehog, de PlayStation 2, e o mesmo corre atrás da Estrela em busca de respostas.
Durante a campanha, também encontramos rostos conhecidos, dos quais fizeram parte da história de Shadow em outros jogos, como Rouge, a morcega, Ômega, um robô grande, Gerald Robotnik, o avô de Eggman, e Maria, neta de Gerald e uma garota da qual Shadow teve uma relação bem próxima de amizade.
Shadow Generations nos oferece uma estrutura de gameplay bem similar a Sonic Generations, onde temos o nosso Hub, que é o Espaço Branco, as fases das quais podemos jogar para ir progredindo na nossa aventura, sendo que elas são de outros jogos que vieram também para Shadow Generations, como Kingdom Valley, de Sonic The Hedgehog de 2006 e Radical Highway, de Sonic Adventure 2. E comparado a Sonic Generations, o Espaço Branco é bem maior, não se limitando somente ao gameplay 2D, mas aqui temos locais que podemos explorar através de molas, loops, dentre diversos outros meios de se locomoção pelo cenário, inclusive alguns inimigos que estão colocamos em certas plataformas, para conseguir alcançar locais mais altos.
Assim como Sonic Generations, temos também os portões para enfrentar os Chefes, dos quais também são necessários para obter as Chaves, que são acessíveis após concluir os Portões de Desafios, sendo que neles é necessário utilizarmos as habilidades e poderes que vamos desbloqueando a medida que progredimos no jogo, para conseguir alcançar o objetivo necessário de cada portão, sendo cada desafio, mais divertido e variado que o outro. E alguns dos chefes que trouxeram para este jogo, são bem icônicos, como o BioLagarto de Sonic Adventure 2 e Metal Overlord de Sonic Heroes.
E como dito anteriormente, temos algumas habilidades que adquirimos no jogo, sendo que tais habilidades são desbloqueadas após derrotar chefes ou concluir os atos 1 e 2 de cada Fase. Por exemplo, Shadow consegue disparar Lanças de Energia, chamadas de Doom Spears, do qual consegue atingir até cinco inimigos ao mesmo tempo, ou utilizar o Doom Surf, para surfar sobre a água.
Aqui em Shadow Generations, temos também os atos 1 e 2 de cada Fase, mas diferente de Sonic Generations, onde tínhamos a chance de jogar com Sonic Moderno no Ato 1 e Sonic Clássico no Ato 2, eles fizeram uma adaptação muito bem feita, sendo que no Ato 1 jogamos normalmente, como qualquer outro jogo atual de Sonic, sendo misturando uma fase horizontal com verticalidade, e no Ato 2, jogamos com uma visão 2D, assim como o Sonic Clássico, com uma visão lateral. Cada fase jogada, explora bem os poderes recém adquiridos de Shadow, ou também o misto do que aprendeu anteriormente junto com o novo poder para conseguir chegar ao final da mesma.
Shadow Generations é um jogo bem frenético por si só, devido a sua velocidade e a quantidade de ação que o jogo nos proporciona, conseguindo nos entregar uma experiência digna do ouriço anti-herói, onde podemos explorar a sua história, usar as suas icônicas habilidades, além de ganhar novas, e também lutar novamente contra vilões que fizeram parte do passado de Shadow em outros jogos.
Shadow Generations é um jogo bem frenético por si só, devido a sua velocidade e a quantidade de ação que o jogo nos proporciona, conseguindo nos entregar uma experiência digna do ouriço anti-herói, onde podemos explorar a sua história, usar as suas icônicas habilidades, além de ganhar novas, e também lutar novamente contra vilões que fizeram parte do passado de Shadow em outros jogos.
8.5
Cópia do Jogo adquirido pelo redator para PS5.