Com o último trailer de Ghost of Yōtei lançado na última semana (caso não tenha visto, clique aqui), pudemos ter um vislumbre do que o jogo pode nos oferecer. Com isto em mente, Luiz Guilhermy, um amigo, decidiu analisar o trailer e nos trailer algumas informações que nos foi entregue. Confira abaixo a sua análise.
Um conto de vingança ou justiça?
Após ficarmos por 7 meses sem atualizações do tão aguardado Ghost of Yōtei, a PlayStation decidiu nos agraciar com um trailer recheado de conteúdo e novidades que podem deixar todos os fãs ansiosos e empolgados para essa tão aguardada sequência.
A jornada de Atsu
Focado diretamente em sua narrativa, vemos em poucas cenas quem será nossa protagonista, Atsu, uma jovem andarilha que assumiu a denominação de Onryō, uma entidade fantasmagórica japonesa que é movida por vingança e ódio por aqueles que a machucaram, sendo muitas vezes retratadas como espíritos de mulheres de longos cabelos negros. Além de mostrar suas motivações e objetivos, explica oficialmente quem eram os nomes escritos em sua faixa e que ela não estará sozinha em sua jornada de vingança, possuindo aliados para auxiliá-la.
Um mundo lindo e perigoso
Para aqueles que queriam ver gameplay, não irão se desapontar, pois há pequenas cenas demonstrando cenários exploráveis. A ambientação não desaponta ninguém e segue como uma das obras de arte mais belas do estúdio Sucker Punch (inFAMOUS, Ghost of Tsushima), tornando cada pedaço explorável único e igualmente belo. O retorno do famoso gancho do fantasma, do qual não sabíamos se iria retornar. Alguns cortes focados na ação, mostrando Atsu usando um número variado de armas diferentes, além de seu porte duplo de Katanas, uma que já sabíamos que ela iria ter, a Kusarigama, um foice presa a um peso de aço por uma corrente. E uma arma que é de fat,o uma novidade, sendo ela uma Yari, uma lança de ponta reta que até agora era uma surpresa.
Atsu não terá apenas armas para dilacerar seus inimigos, ela terá a ajuda de um lobo que deverá auxilia-la nas batalhas. Não ficou claro como irá funcionar, se o controlamos ou apenas daremos ordens, mas é de animar qualquer um, quem não gostaria de ter um lobo para te ajudar nas suas batalhas?
Além de tudo isso, foi revelado que iremos ter um sistema imersivo de flashbacks de Atsu, onde voltaremos no tempo instantaneamente. Não sabemos ainda como essa mecânica irá funcionar.
O que habita nas entrelinhas?
Já dá para ver que este simples trailer entregou toneladas de novidades, respondendo algumas perguntas e ao mesmo tempo criando novas, mas será que fez apenas isso? Será que não tem nada escondido nele? Após ver e rever o trailer várias vezes, posso afirmar que: existem diversos detalhes mínimos e escondidos dentro deste trailer que gera a possibilidade de prever e teorizar o que pode estar por vir nesta jornada, como por exemplo:
A motivação da tragédia: Por esse trailer, é possível teorizar o motivo do grupo de Saito ter atacado e matado a família de Atsu, simplesmente por vingança, vingança contra aquele(a) que trai ele, aquele(a) que fugiu, se separou ou escapou de um grupo que antes ele(a) fazia parte. Você me pergunta, como assim? Eu explico, quando Saito ataca Atsu, ele a denomina de pequena lobo, um nome estranho para se dar a uma desconhecida, além disso, o jeito que ele fala que não queria ter chegado aquele ponto da um sinal de ressentimento pelo que fez, mas mesmo assim fez por ser necessário em sua visão, será que seria um ressentimento por ter matado alguém que antes ele chamava de amigo? Outra prova que reforça esta teoria é a espada de Atsu, vemos que ao enfrentar a serpente, Atsu mostra a sua katana para ele, que logo faz a Serpente saber do que tudo aquilo se trata.
A guarda de sua katana possui dois lobos perseguindo um ao outro “mas isso não quer dizer nada”, será mesmo? Sabe quem também tem uma katana com um guarda que representa um animal? A serpente, no trailer de anúncio, a katana fincada no cartaz de procurado de Atsu possui uma serpente em sua guarda, algo que torna um padrão, todos os membros devem possuir suas armas personalizadas com algo que represente suas denominações, assim como o ex colega deles, o familiar de Atsu que fazia parte deste grupo de assassinos era a representação do Lobo.
Conquiste suas armas: Já está claro que a katana não será a única arma que Atsu irá ter em suas mãos durante sua jornada, vemos ela usando uma Kusarigama, uma lança Yari e até mesmo um porte duplo de espadas, mas a pergunta é, como ela vai conquistar essas armas? Se você reparar bem, todas as armas que vimos ela utilizando nesses trailers são armas que seus alvos utilizam, a Kitsune por exemplo usa a Kusarigama; o Dragão possui a Tanegashima, um rifle de pólvora que vemos Atsu usar no primeiro trailer, o Oni possui a Odachi que não vimos nas mãos de Atsu ainda, mas provavelmente iremos conquistala tambem, mas agora vamos a uma arma que muitos não reparam, vemos que a Aranha está segurando algo contra suas costas na cena onde estão todos juntos, dando um zoom, pensei inicialmente que poderia ser um machado pequeno, o que seria estranho pois não é o tipo de arma mais comum para alguém especializado em combate naquela época, vendo mais de perto, reconheci o que é, é mais uma Tanegashima, mais uma arma de pólvora da época, porém diferente da que já vimos nas mãos de Atsu, essa seria algo semelhante a uma pistola feita para tropas de cavalaria, feitas com o intuito de uso rápido e em curta distância.
Nós somos Onryō
Já dá para ver que este jogo terá uma grande quantidade de conteúdo só de ver seus trailers, isso por que são coisas que nos foram mostradas, agora pense no que ainda está nas neblinas de Ezo, pense para onde os ventos irão guiar o nosso espírito de vingança? O que esta jornada tem guardado para nós? Felizmente a espera por esta aventura não será longa, já que em 2 de Outubro iremos encarnar a vingança e o ódio de uma alma que só possui perda e dor em seu passado.
Aviso: deixando claro que são especulações geradas por análises minuciosas do trailer, podem acabar em nada como também podem ser previsões certeiras.